Com alta de 3,1% em relação ao ano passado, o Valor Bruto da Produção Agropecuária deste ano deve chegar a R$ 1,208 trilhão. Em 2021 foi de R$ 1,172 trilhão, informa a Safras & Mercados, com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgados nesta quarta-feira (14).
A pecuária teve uma alta de 9,1%, enquanto a produção das lavouras foi de 8,8%.
A soja é 40,7% do Valor Bruto da Produção das lavouras. Ainda assim, abaixo do crescimento do ano passado, quando chegou a 47,4%. Algodão, café, cana-de-açúcar e milho batem recordes na produção deste ano.
A Secretaria de Polícia Agrícola informa que a “banana, feijão, laranja, mandioca e batata destacam-se como os que tiveram melhor desempenho entre os produtos analisados. O fator mais relevante no comportamento das lavouras vêm sendo os preços agrícolas, que pelo segundo ano mantêm-se em níveis favoráveis aos produtores. Há um grupo pequeno de produtos formado por arroz, cacau e soja, que por razões de preços mais baixos ou quantidades produzidas menores, tem apresentado reduções do VBP. Entre esses, as maiores retrações são observadas em arroz, cacau, trigo e soja”.
Na pecuária, as maiores retrações estão na produção de carne bovina e de frango. Nota da secretaria indica que os preços de fevereiro “estejam também incorporando parte das incertezas criadas pelo conflito na Ucrânia. De modo ainda preliminar, vale observar os possíveis efeitos da elevação ocorrida nos preços dos combustíveis neste mês de março, em decorrência da alta mundial do preço do petróleo”.
Ela prevê, no entanto, que o Valor Bruto da Produção não será afetado, uma vez que o indicador está quase totalmente concluído. Representam a produção primária.
Da Redação, com Safras & Mercado