Boletim Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira (31) pelo Banco Central (B) indica que o mercado financeiro projeta que o Brasil vai estourar a meta de inflação pelo segundo ano consecutivo.
A previsão é que o Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA), que estava previsto para ser de 5,15% agora deve chegar a 5,38%. O teto da meta estabelecida pelo Banco Central é de 5%. O BC também divulgou a expectativa com o índice de crescimento da economia brasileira em 2021. Ele passou de 0,29% para 0,30%.
O mercado projeta que a taxa Selic permaneça no ponto exato da previsão anterior, de 11,75%.
OCDE
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mantém a projeção de crescimento da economia brasileira para 202 em 5%, mas indica que em 2022 será de apenas 1,2%.
O Produto Interno Bruto (PIB), ainda segundo a OCDE, vai crescer menos do que o PIB internacional, previsto para cegar a 5,6%. Nas projeções brasileiras indicam que ele crescerá apenas 4,5%.
Em 2023 as projeções são ainda piores, indicando que seremos o país da América Latina om crescimento menor do que as projeções para a Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.
As informações da OCDE foram publicadas pelo site O Antagonista.
Da Redação