O governo federal anunciou que vai comprar alimentos perecíveis de produtores que seriam exportados aos Estados Unidos, afetados pela tarifa de 50% imposta pelo governo Trump. A medida foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em entrevista à Voz do Brasil.
Segundo Teixeira, os produtos serão adquiridos a preços praticados no mercado interno e destinados a programas públicos como a merenda escolar, hospitais, restaurantes universitários e alimentação das Forças Armadas.
“O governo não pode pagar o preço em dólar, mas pode assegurar o valor do mercado interno, garantindo a renda dos produtores e alimentos de melhor qualidade para a população”, afirmou o ministro.
Enquanto alguns setores conseguem redirecionar rapidamente suas exportações como café e castanha, destinados à Europa outros, como mel, açaí, uva e peixes, precisarão ser absorvidos em programas nacionais de compra pública. Já carnes podem ser estocadas e redirecionadas futuramente.