O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou na terça-feira (29) que produtos tropicais que não são produzidos internamente, como manga, cacau, café e abacaxi, poderão ser isentos de tarifas de importação.
“Esses produtos não são cultivados aqui, então poderiam entrar com tarifa zero”, disse Lutnick em entrevista à CNBC Internacional. A medida, que ainda depende de decisão final do presidente Donald Trump, deve ser anunciada até sexta-feira (1º), dentro do novo pacote de políticas comerciais dos EUA.
Por outro lado, o Brasil corre o risco de ser afetado por uma tarifa de 50% sobre produtos de exportação, que pode entrar em vigor a partir de 1º de setembro, segundo o secretário.
Lutnick também comentou as negociações com a União Europeia, que envolvem temas como tarifas sobre aço, alumínio e regulação de serviços digitais. Ele destacou ainda que o governo norte-americano prepara para as próximas semanas uma nova política farmacêutica, que poderá alterar o cenário comercial global do setor.