Governo lança Programa Caminho Verde para recuperar 40 milhões de hectares degradados

Iniciativa visa promover a agricultura sustentável e reduzir a degradação ambiental nos biomas brasileiros

- Da Redação, com Canal Rural
29/04/2025 08h18 - Atualizado há 1 semana
Governo lança Programa Caminho Verde para recuperar 40 milhões de hectares degradados
Foto: Divulgação/Governo Federal

O governo federal lançou, nesta segunda-feira (28), em São Paulo, o Programa Caminho Verde Brasil, com a meta de recuperar 40 milhões de hectares de áreas degradadas para uso em agricultura sustentável nos próximos dez anos. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
 

O programa será coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com outras pastas, instituições financeiras e o setor agropecuário. A ação busca ir além da recuperação de terras, com o objetivo de induzir o desenvolvimento sustentável na agropecuária brasileira. “Hoje, sabemos que ela tem um papel ainda maior: induzir o desenvolvimento de forma correta e sustentável”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.
 

Durante o evento, também foi anunciado o 2º Leilão Eco Invest, com a meta de mobilizar recursos para a recuperação de 1 milhão de hectares de terras degradadas nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. O leilão marca o início da implementação do Caminho Verde Brasil e visa estruturar o financiamento necessário para a recuperação ambiental.
 

Fernando Haddad destacou a importância da integração entre sustentabilidade e desenvolvimento econômico, lembrando que a agenda de recuperação ambiental já faz parte dos Planos Safra e será intensificada nos próximos ciclos. Marina Silva reforçou que o programa está alinhado aos compromissos ambientais do Brasil, como a redução de emissões de carbono e a meta de desmatamento zero até 2030.
 

Atualmente, o Brasil utiliza cerca de 280 milhões de hectares para a agropecuária, com 82 milhões de hectares degradados. A meta de recuperar 40 milhões de hectares nos próximos dez anos será apoiada por novos leilões e parcerias internacionais. A mobilização de diferentes setores e o Eco Invest, como instrumento de financiamento, foram destacados como essenciais para o sucesso do programa.

 

 


Notícias Relacionadas »