19/12/2024 às 11h16min - Atualizada em 19/12/2024 às 11h16min
Após alta anual, preço do leite deve fechar 2024 em queda
Estoques se recuperam, derivados sofrem desvalorização e exportações aumentam
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução O Boletim do Leite de dezembro, divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apresenta uma perspectiva de queda no preço do leite ao produtor até o final de 2024. Após uma trajetória de alta durante o ano, o preço do leite captado em outubro foi de R$ 2,8065/litro, representando uma queda de 2,6% em relação ao mês anterior, mas ainda com um aumento de 36,2% em termos reais, comparado ao outubro de 2023.
Com a progressão da safra e o aumento sazonal da oferta no campo, as pesquisas indicam que o preço pode cair cerca de 5% em novembro e continuar em declínio entre 4% e 5% em dezembro. Além disso, os preços dos derivados também caíram em novembro, impulsionados pela maior oferta de leite cru após o fim do período de estiagem. O leite UHT registrou a maior queda, de 8,04%, enquanto muçarela e leite em pó sofreram desvalorizações menores.
A redução foi acompanhada pela recuperação dos estoques de lácteos, mas a demanda mais aquecida na segunda quinzena de novembro ajudou a impedir quedas ainda maiores.
No comércio exterior, as exportações brasileiras de lácteos aumentaram 5,78% em novembro, enquanto as importações cresceram 0,48%. O déficit da balança comercial em volume aumentou ligeiramente, mas o saldo negativo na balança comercial foi de US$ 88,6 milhões.
O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira subiu 0,68% em novembro, devido aos custos com nutrição animal. O resultado é um aumento acumulado de 2,67% no ano.