12/11/2024 às 09h04min - Atualizada em 12/11/2024 às 09h04min

Previsão do tempo até janeiro indica chuvas intensas e temperaturas acima da média

Inmet projeta chuva acumulada de até 800 mm e elevação térmica em todas as regiões do país

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Boletim Agroclimatológico, que projeta a previsão de chuvas e temperaturas para as cinco regiões do Brasil entre novembro e janeiro. Com expectativa de chuvas intensas e temperaturas acima da média em várias áreas, as condições climáticas terão impacto direto na umidade do solo e nas atividades agropecuárias.
 
No Sul, são esperadas chuvas acima da média, com temperaturas mais altas, especialmente no Paraná, oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A umidade do solo deverá ser alta, embora o centro-sul do Rio Grande do Sul possa ter redução hídrica a partir de dezembro. Já no Sudeste, a previsão é de chuvas abaixo da média no centro-norte de Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto São Paulo e sul de Minas terão precipitações levemente superiores. As temperaturas ficarão acima da média, exceto no Rio de Janeiro e leste paulista. Em dezembro, a umidade do solo deve aumentar, com exceção do norte mineiro, onde permanecerá baixa.
 
O Centro-Oeste deve enfrentar um trimestre com chuvas inferiores a 800 mm e temperaturas superiores a 24°C. A umidade do solo aumentará em novembro, exceto no sudoeste de Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul, que devem registrar baixos níveis. Para o Norte, a previsão é de chuvas abaixo da média, exceto em Roraima, com temperaturas mais altas, especialmente no Pará e Tocantins. A umidade do solo tende a permanecer baixa em Roraima e noroeste do Pará, enquanto o restante da região poderá observar aumento gradual.
 
Por fim, o Nordeste deve enfrentar chuvas abaixo da média, com seca intensa no Piauí, Ceará e Maranhão. A temperatura deve ficar acima da média em toda a região, com destaque para o sul do Maranhão e do Piauí. Os níveis de umidade do solo permanecerão baixos, com previsão de leve aumento em janeiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.