14/10/2024 às 10h18min - Atualizada em 14/10/2024 às 10h18min

Previsão de chuvas renova expectativas positivas no mercado de soja do Brasil

Liquidez baixa nos negócios e demanda por soja dos EUA impactam mercado; exportações em setembro mostram queda, mas acumulado de 2024 é recorde

- Da Redação, com Cepea
Foto: reprodução

Pesquisas do Cepea indicam que a previsão de chuvas em importantes regiões produtoras do Brasil tem gerado expectativas otimistas no mercado de soja em grão. Apesar disso, os negócios no setor apresentam baixa liquidez, com parte da demanda voltada para a oleaginosa dos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, as indústrias domésticas estão cautelosas nas aquisições de grandes volumes, aguardando que a possível melhora do clima favoreça a semeadura da nova temporada (2024/25) e pressione as cotações para baixo.

 

No que diz respeito às exportações, setembro registrou a saída de 6,1 milhões de toneladas de soja dos portos brasileiros, o que representa uma queda de 24% em relação a agosto de 2024. Além disso, o volume é cerca de 4,5% inferior ao registrado em setembro do ano anterior, configurando a menor quantidade mensal desde janeiro deste ano.

 

Por outro lado, a parcial de 2024 (de janeiro a setembro) aponta um desempenho positivo, com os embarques de soja somando 89,54 milhões de toneladas, o que equivale a um aumento de 2,6% em comparação ao mesmo período de 2023 e um recorde histórico.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.