Média mensal do café robusta supera a do arábica pela primeira vez, aponta Cepea
Com preços em alta, mercado observa oferta global reduzida e impactos da seca no Brasil
- Da Redação, com Cepea
02/10/2024 11h11 - Atualizado há 3 meses
Foto: Divulgação / Mapa
Um levantamento recente do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelou que, pela primeira vez, a média mensal do café robusta superou a do café arábica nas praças de São Paulo. Em setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6, peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo, fechou a R$ 24,72 por saca de 60 kg, superando o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, cotado na capital paulista.
Os pesquisadores do Cepea destacam que, embora os preços do robusta já tivessem ultrapassado os do arábica no final de agosto e em alguns momentos entre outubro de 2016 e janeiro de 2017, essa é a primeira vez que a média mensal da variedade robusta fechou com valores superiores.
O mercado permanece atento à reduzida oferta global de café, especialmente a do robusta proveniente do Vietnã, que deve iniciar a colheita da nova safra em outubro. No Brasil, a situação é preocupante, uma vez que a falta de umidade, resultante de um longo período sem chuvas, já prejudica o desenvolvimento da safra 2025/26, afetando tanto o arábica quanto o robusta.