20/12/2024 às 08h58min - Atualizada em 20/12/2024 às 08h58min

​Café brasileiro conquista mercado chinês e consumo aumenta 150% em uma década

Exportações do Brasil para a China crescem, e país asiático se torna o 6º maior importador do produto nacional.

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Divulgação / Gov.br
O café brasileiro está ganhando cada vez mais espaço na China. O consumo da bebida crescendo quase 150% nos últimos 10 anos, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A expectativa é que os chineses consumam 6,3 milhões de sacas de café na safra 2024/25.
 
De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vinícius Estrela, a popularidade do café na China é recente e está relacionado a globalização e fama entre os jovens. "Esse público consome o café puro, especial, além de drinks e bebidas à base de café, ao longo do dia e também à noite", afirmou.
 
A crescente demanda levou ao aumento das importações, que quase triplicaram nos últimos dez anos e alcançaram volume de 5,6 milhões de sacas em 2024/25. Inicialmente abastecido por Vietnã e Indonésia, o mercado chinês agora tem o Brasil e a Colômbia como seus principais fornecedores.
 
No Brasil, as exportações de café para a China cresceram 38,3% entre janeiro e setembro de 2024, e os embarques nacionais dispararam 275% em 2023 em relação a 2022. Este avanço colocou a China como o 6º maior importador do café brasileiro, saindo da 20ª posição em apenas um ano.
 
Segundo Estrela, a aceitação do café brasileiro foi conquistada com esforço. "Faltava um posicionamento de qualidade do Brasil, mas, com o tempo, isso mudou. Hoje, nossa produção é reconhecida como confiável, diversa, de excelente qualidade e a mais sustentável do mundo."
 
O avanço das exportações de café reforça a importância do mercado chinês para o agronegócio brasileiro, especialmente no estado de São Paulo, onde a China já representa 20% das exportações do setor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.