05/07/2024 às 09h24min - Atualizada em 05/07/2024 às 09h24min
Governo e setor fecham acordo para garantir abastecimento de arroz
Ministério da Agricultura firma compromisso com indústria e produtores para acompanhar preços e estoques do produto no país
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução Após uma série de questionamentos sobre a capacidade técnica e financeira das empresas vencedoras em um leilão público para a compra de arroz importado, o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou um acordo com representantes da indústria e produtores do setor. O objetivo é monitorar os preços e estoques do arroz no país e garantir o abastecimento adequado do alimento.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 4, pelo chefe da pasta, Carlos Fávaro, que ressaltou a importância de agir contra a especulação relacionada ao preço do arroz. Segundo ele, não será necessário realizar leilões futuros caso os preços normalizem e não aconteça mais especulações.
No mês passado, o governo realizou um leilão público para a compra de arroz importado. Contudo, o processo acabou anulado após surgirem dúvidas sobre a capacidade técnica das empresas vencedoras para fornecer um produto de qualidade. A suspensão do leilão serviu como uma medida preventiva visando trazer uma maior organização ao mercado.
O governo também pretende estimular o plantio interno do arroz. A intenção é que esse alimento passe a ser cultivado em abundância no Brasil, como já acontece com outros produtos agrícolas, como soja, milho e carnes bovina e suína. Caso haja excedentes na produção interna desse grão básico na alimentação dos brasileiros, o país poderá até exportar esse produto, gerando renda extra.