02/05/2024 às 08h51min - Atualizada em 02/05/2024 às 08h51min

​Brasil lidera exportações de cortes congelados de suínos no mercado internacional

Embarques brasileiros têm posição de destaque global e oportunidades de expansão no setor de carne suína

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução
O Brasil consolidou sua posição como líder global no mercado de cortes cárneos congelados de suínos em 2023, detendo aproximadamente 32% do total das exportações mundiais, conforme relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, com base em dados do Comtrade/ONU.
 
O país exportou cerca de 1,08 milhão de toneladas desses produtos, gerando uma receita expressiva de US$ 2,6 bilhões. Para a médica-veterinária Priscila Cavalheiro Marcenovicz, esses números refletem o potencial de crescimento do Brasil no mercado global, especialmente considerando a atual preferência internacional pelos cortes cárneos congelados de suínos brasileiros.
 
Segundo dados do sistema Agrostat do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 90% das exportações brasileiras de carne suína no ano passado foram de cortes congelados. Santa Catarina, o maior estado exportador do país nesse segmento, foi responsável por 56% do total de cortes cárneos suínos congelados exportados pelo Brasil, seguido pelo Rio Grande do Sul (23%) e Paraná (14%).
 
Os cortes cárneos congelados de suínos mais comercializados pelo Brasil em 2023 foram os classificados como "outras carnes de suínos congeladas", representando 97% do total exportado. Essa categoria inclui produtos como lombo, bisteca, costela, filé mignon, picanha, paleta sem osso e pernil sem osso.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.