17/04/2024 às 09h01min - Atualizada em 17/04/2024 às 09h01min

​Indicador CEPEA/ESALQ do café robusta atinge novo recorde em abril

Alta reflete problemas na produção e escoamento do Vietnã, levando a um aumento significativo nas exportações

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Embrapa
O Indicador CEPEA/ESALQ do café robusta tipo 6, peneira 13 acima, manteve sua trajetória ascendente na primeira quinzena de abril, renovando o recorde real da série do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O recorde anterior, alcançado no encerramento de março, foi superado, evidenciando a robustez do mercado. Desde o início do ano até o dia 15 de abril, o Indicador acumula um aumento impressionante de 45,5%, o equivalente a 345,62 Reais/sc.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, esse impulso contínuo é impulsionado por problemas relacionados à produção e ao escoamento do café robusta do Vietnã, principal produtor global dessa variedade. Os desafios enfrentados pelo Vietnã têm deslocado a demanda externa para o Brasil, que se torna uma opção mais atraente para os compradores internacionais.

Dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) mostram que, em março, as exportações brasileiras atingiram quase 4,3 milhões de sacas, um recorde para o mês. 

Especificamente para o café robusta, os envios totalizaram 850 mil sacas em março, um aumento de 50% em relação a fevereiro de 2024 e quase sete vezes mais do que no mesmo período de 2023.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.