08/10/2024 às 11h40min - Atualizada em 08/10/2024 às 11h40min

​Estudo comprova eficiência da pecuária brasileira na captura de carbono

Um terço das propriedades analisadas remove mais carbono do que emite, aponta pesquisa

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação / Embrapa
A pecuária brasileira tem se mostrado eficiente na captura de carbono da atmosfera, conforme demonstrou um estudo conduzido em 103 propriedades fornecedoras da Friboi. O levantamento, parte do Programa Fazenda Nota 10 da JBS, revelou que 31% das fazendas analisadas removem mais gases de efeito estufa (GEE) do que emitem. O estudo foi realizado entre agosto de 2023 e maio de 2024, em 12 estados brasileiros.
 
Entre os principais fatores para esses resultados estão a adoção de práticas de manejo adequado do solo, como recuperação de pastagens e desmatamento zero, além da eficiência produtiva. O estudo utilizou o GHG Protocol, metodologia internacional de mensuração de emissões, coletando dados sobre emissões e remoções de GEE mensalmente.
 
“A recuperação dos pastos e o controle do desmatamento foram fatores cruciais na redução das emissões, reforçando a necessidade de adotar boas práticas agrícolas que aumentem a eficiência e a qualidade da pecuária brasileira", afirmou Eduardo Assad, pesquisador da FGV e diretor da Fauna Projetos, responsável pela condução do estudo.
 
O Programa Fazenda Nota 10, criado em 2017, auxilia criadores na gestão de suas propriedades com foco em sustentabilidade. Atualmente, o programa conta com 435 fazendas participantes em todo o Brasil e tem ajudado a melhorar a produtividade e reduzir custos, além de promover práticas sustentáveis que impactam positivamente o meio ambiente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.