26/02/2024 às 09h18min - Atualizada em 26/02/2024 às 09h18min

Brasil busca novos mercados para exportação de carne bovina na União Africana

Governo visa aumentar exportações de carnes para o continente como parte de iniciativas de crescimento econômico

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou planos para ampliar as exportações de carnes do Brasil para a União Africana, respondendo a um pedido do presidente Lula, que recentemente visitou o continente em fevereiro.

 

O ministro Carlos Fávaro destacou que a abertura de novos mercados não apenas impulsiona a demanda por produtos brasileiros, mas também cria novas oportunidades de negócios, contribuindo positivamente para a economia do país. "Quando você abre um mercado, o emprego acontece, as oportunidades acontecem. É um momento de muita satisfação", ressaltou.

 

Em um movimento contínuo de expansão, o Brasil já abriu 15 novos mercados somente em 2024. No ano anterior, foram registradas 78 aberturas em 39 países, marcando um recorde significativo. Destacam-se as exportações de carnes bovina e suína para o México e República Dominicana, respectivamente, além da comercialização de algodão brasileiro no Egito e frutos de mamão "papaya" no Chile.

 

Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou que esse recorde de aberturas resulta da retomada do diálogo internacional e das relações diplomáticas, criando oportunidades para os produtores do agronegócio brasileiro acessarem novos destinos e expandirem seus negócios, gerando renda e emprego em todo o país.

 

As exportações do agronegócio brasileiro para a União Africana ultrapassaram os US$ 10 bilhões em 2023, representando um aumento de cerca de 8% em relação ao ano anterior. Os principais produtos comercializados incluem o complexo sucroalcooleiro, com destaque para o açúcar de cana e o álcool.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.