21/02/2024 às 09h07min - Atualizada em 21/02/2024 às 09h07min

​Índice de Preços ao Produtor de produtos agropecuários inicia 2024 em queda

IPPA/CEPEA registra recuo de 4% em janeiro, refletindo variações nos segmentos de grãos, pecuária, hortifrutícolas e cana-café

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou queda no início de 2024, com recuo de 4% em janeiro frente a dezembro do ano anterior em termos nominais. A redução é reflexo das variações observadas nos diferentes segmentos que compõem o IPPA.

No detalhamento, o IPPA-Grãos apresentou uma baixa significativa de 8,2%, enquanto o IPPA-Pecuária teve uma diminuição de 1,2%. Por outro lado, houve um avanço no IPPA-Hortifrutícolas, com uma alta de 5,9%, e estabilidade para o IPPA-Cana-Café, registrando um aumento mínimo de 0,1%.

Além disso, o IPA-OG-DI Produtos Industriais também teve uma leve queda de 0,3% no mesmo período, evidenciando que, de dezembro para janeiro, os preços agropecuários recuaram em comparação aos preços industriais na economia brasileira.

No contexto internacional, os preços dos alimentos, com seu índice divulgado pela FAO, apresentaram uma baixa de 0,9%, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, teve uma ligeira valorização de 0,2%. Comparando com janeiro de 2023, o IPPA/CEPEA registra uma queda expressiva de 14,7%, superando consideravelmente a observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, que foi de 4%.

Analisando a comparação entre os anos, os preços internacionais dos alimentos registraram uma queda de 10,3%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 5,6%. Esses resultados indicam uma certa paridade entre os preços agropecuários domésticos e os internacionais, refletindo o mercado global e seu impacto nas atividades agropecuárias no Brasil.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.