03/01/2024 às 14h03min - Atualizada em 03/01/2024 às 14h03min

Clima impactam a produção de soja em Mato Grosso do Sul

Precipitação insuficiente e previsões desfavoráveis de chuva preocupam produtores, afetando diferentes fases do cultivo

- Da Redação, com Canal Rural
Imagem: Reprodução

As condições climáticas adversas em Mato Grosso do Sul têm gerado impactos significativos na produção de soja, resultando no encurtamento do ciclo produtivo. Em diversas regiões, os volumes de chuva registrados não foram suficientes para mitigar as perdas produtivas.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reportou que, em Maracaju, o acumulado de precipitação nos últimos 30 dias não ultrapassou 65 mm. Em contrapartida, em Aquidauana, o volume de chuva alcançou 273 mm.

 

Com a semeadura já concluída, as lavouras estão em diferentes fases fenológicas, sendo que algumas estão em fase de enchimento de grãos, etapa que demanda um maior suprimento de água no solo.

 

As projeções para os próximos 15 dias não são animadoras para os produtores das regiões norte, nordeste e sudoeste do estado. As previsões indicam volumes de chuva em torno de 60 mm. Contudo, o ideal para este período seria a marca mínima de 100 mm, uma vez que são esperadas altas temperaturas, podendo atingir até 38 ºC, o que agravaria a demanda por água nessas áreas.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.