01/12/2023 às 09h47min - Atualizada em 01/12/2023 às 09h47min
Café dispara em NY com temores de quebra de safra no Brasil
Temperaturas elevadas, tempestades e temporais ameaçam produção do próximo ano
- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Reprodução Os preços do café arábica dispararam na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) nesta quinta-feira (30), com preocupações sobre as condições climáticas adversas no cinturão produtor do Brasil, maior produtor mundial do grão.
Os contratos com entrega em março/2024 fecharam o dia a 184,70 centavos de dólar por libra-peso, alta de 12 centavos, ou de 6,94%, e acumulando ganho de 12% em novembro. A posição maio/2024 fechou a 180,75 centavos, valorização de 10,70 centavos, ou de 6,3%.
Temperaturas muito elevadas, tempestades e temporais estão afetando as primeiras floradas da safra que será colhida no ano que vem. O clima seco e quente causa danos a plantas jovens, enquanto as tempestades estão destruindo lavouras.
“As condições climáticas no Brasil estão piorando, e isso está causando uma grande preocupação no mercado”, disse o analista de mercado da StoneX, Rodrigo Pupo. “Os preços estão subindo em resposta a esses temores”, completou.
Ao mesmo tempo, os estoques certificados de café da ICE seguem em níveis historicamente baixos, nos menores patamares dos últimos 24 anos. Isso também está ajudando a dar sustentação às cotações. “Os estoques estão em níveis muito baixos, e isso significa que há pouca oferta disponível para atender à demanda”, disse Pupo. “Isso também está contribuindo para a alta dos preços”.
Os temores de quebra de safra no Brasil podem levar a uma nova escalada nos preços do café nos próximos meses.