22/11/2023 às 10h28min - Atualizada em 22/11/2023 às 10h28min

Mais arrobas com uso ração total

João Menezes
Foto: Reprodução Facebook / Siloking do Brasil
A evolução da qualidade de máquinas e vagões de alimentação de bovinos tem permitido a implementação da ração total de bovinos confinados e mesmo em pastagens. A dieta total misturada de forma uniforme e constante permite que o animal consiga ingerir todos os nutrientes necessários de forma balanceada e diminui a oportunidade de seleção pelos animais fazendo com que todos ingiram uma alimentação adequada.
 
Todo confinamento tem quatro dietas, a formulada, a misturada, a fornecida e a consumida. Quanto mais próxima a dieta consumida for da formulada, mais próximo da realidade de desempenho estimada e melhor assertividade no fornecimento de alimento aos animais e maior o desempenho.
 
No que diz respeito ao manejo dos alimentos, pesquisa do professor Danilo Millen da Unesp com nutricionistas de confinamentos destaca que cresceu a participação do vagão misturador/distribuidor, que já detém a preferência de 77% dos confinamentos, ante 40,5% 10 anos atrás. É um equipamento que permite uma melhor mistura, que tem balança, suporte para automação de trato. Enfim, facilita o aumento da quantidade de energia na dieta, acarretando melhor desempenho e maior peso final dos animais. O uso do antigo vagão distribuidor caiu de 41,9% para 4,8%.
 
É extremamente recomendável que a dieta seja fornecida na forma de ração total misturada para permitir maior estabilidade do ambiente ruminal e maior aproveitamento da dieta. Quando possível, a utilização de vagões misturadores é encorajada. A ração total, é uma prática comum em confinamentos de bovinos e oferece várias vantagens, como controle efetivo da quantidade fornecida, restrição da seleção de alimentos pelos animais, estabilidade da população microbiana devido a menores oscilações de pH causadas pelo fornecimento irregular do concentrado, menor custo com colaboradores e melhor desempenho dos animais.
 
O consumo seletivo de partículas da ração é um hábito natural dos bovinos que pode resultar em inconsistências no valor nutricional da dieta. Em estudo, resultaram no consumo preferencial de partículas longas (>19 mm) e médias (<19, >8 mm) da ração, o que pode ser considerado um aspecto positivo para o funcionamento adequado das funções ruminais. Se observou que os animais alojados individualmente não competiram pelo alimento, selecionando de forma mais constante as partículas muito curtas (<1,18 mm) ao longo do dia, enquanto houve maior variação na seleção por estas partículas (<1,18 mm) nos animais alojados coletivamente (Figura 1). Estes resultados sugerem que a adoção de medidas que diminuam a competição entre animais confinados pode ser utilizada para garantir uma menor variação entre a dieta formulada e a efetivamente consumida, podendo trazer resultados positivos ao desempenho destes animais.



Figura 1 - Efeito do tipo de alojamento e horas pós-alimentação (0-4, 4-10 e 10-24) sobre o índice de seleção de partículas muito curtas (<1,18 mm) em % de MS.

A ração total dificulta a seleção do alimento e favorece um consumo alimentar mais uniforme e adequado pelos animais melhorando o desempenho.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.