Na última sexta-feira (3), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) concluiu com sucesso sua missão oficial na Índia, resultando em avanços na abertura de mercados e parcerias bilaterais. O Ministro Carlos Fávaro, acompanhado de sua equipe técnica, comemorou o êxito da missão, que fortalecerá as relações comerciais entre os dois países.
Uma das conquistas foi a abertura do mercado de avocado e o processo de abertura de mercado para cítricos, incluindo limão-taiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina. Além disso, foi firmado um memorando de entendimento para expandir a venda de suplementos alimentares de soja na Índia, fortalecendo a cadeia produtiva de leite.
No âmbito do comércio, o Mapa participou de um seminário internacional em Nova Délhi, onde foram assinados memorandos de entendimento entre instituições dos dois países, visando ampliar a cooperação e promover o desenvolvimento do comércio bilateral.
Além disso, pleitos para a autorização de importação de produtos brasileiros, como açaí e refrescos, foram analisados durante as reuniões com autoridades indianas. A missão também resultou em acordos para a cooperação técnica na melhoria genética do rebanho brasileiro, bem como a expansão de cotas e a redução tarifária em diversas cadeias produtivas, incluindo aves, suínos, algodão, frutas e suco de laranja.
O Ministro Fávaro também enfatizou a importância do Brasil e da Índia no Fórum Global de Biocombustíveis, destacando o etanol como o "combustível do futuro". Além disso, a participação do Mapa na feira de alimentos World Food India gerou novas oportunidades de negócios e promoveu o fortalecimento das relações bilaterais.