01/09/2023 às 10h41min - Atualizada em 01/09/2023 às 10h41min

Preço do leite cai 5,69% e registra terceira baixa mensal consecutiva

Aumento das importações e custos menores pressionam os preços no setor leiteiro

- Da Redação, com Cepea
(Foto: Pixabay)
O preço do leite cru captado pelos laticínios registrou a terceira queda consecutiva em julho. De acordo com pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) publicada nesta quarta (30), o valor médio do produto chegou a R$ 2,4142/litro na "Média Brasil" líquida do mês. Esta queda representa uma redução de 5,69% em relação a junho e de 35% em comparação com julho de 2022, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de julho de 2023).

A diminuição nos preços do leite é considerada atípica para o setor, uma vez que, historicamente, ocorre um aumento devido à entressafra. No entanto, em 2023, os preços têm se comportado de forma atípica devido ao consumo enfraquecido, ao aumento das importações e à queda dos custos de produção. Esses fatores têm impactado toda a cadeia produtiva e têm levado à queda dos preços.

Além disso, é importante destacar que o crescimento das importações neste ano tem aumentado a disponibilidade interna de lácteos e pressionado as cotações na cadeia. Embora os dados da Secex mostrem que as importações diminuíram 12% em julho em relação a junho, o volume importado ainda é 71% maior do que no mesmo. Os preços mais competitivos dos lácteos importados em relação aos produtos nacionais seguem viabilizando as importações.

Além disso, os custos da pecuária leiteira iniciaram este segundo semestre em queda, continuando o movimento baixista observado nos últimos meses.  O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira caiu 0,41% em julho na “Média Brasil”, influenciado sobretudo pela desvalorização do concentrado, dos adubos e corretivos.

Nos primeiros sete meses do ano, os custos da atividade acumularam baixa de 6,15%, incentivando investimentos na produção, o que tem feito a oferta de leite se recuperar mesmo na entressafra. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou em julho avanço de 4,76% na Média Brasil – a quarta alta consecutiva.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.