30/08/2023 às 11h39min - Atualizada em 30/08/2023 às 11h39min

Em novo relatório, Rabobank reduz expectativas para safra global de café 2023/24

Revisão para baixo acontece por conta da redução das estimativas de produção da Colômbia e do Vietnã

- Da Redação, com Notícias Agrícolas e Reuters
(Foto:divulgação)
A produção mundial de café para a temporada 2023/24, que abrange o período de outubro a setembro do próximo ano, deverá ficar abaixo das expectativas iniciais. Apesar disso, segundo o Rabobank Research em um comunicado divulgado na terça-feira (29), a queda na demanda, principalmente na Europa, irá mitigar a possibilidade de um déficit no fornecimento.

O banco holandês, que possui uma forte atuação no financiamento agrícola, reajustou sua projeção para a produção global de café em 2023/24 para 172,6 milhões de sacas, o que representa uma redução de 1,6 milhão de sacas em relação à previsão anterior. Essa revisão para baixo deve-se, principalmente, à redução das estimativas de produção da Colômbia e do Vietnã, ambos impactados por condições climáticas adversas.

A safra da Colômbia sofreu uma revisão para baixo, passando de 13,6 milhões de sacas para 12,5 milhões de sacas. No caso do Vietnã, a produção projetada foi reduzida para 29 milhões de sacas, o que representa meio milhão de sacas a menos do que o previsto anteriormente. Ambos os países enfrentam desafios climáticos que afetam a produção ideal.

No entanto, o Rabobank manteve sua avaliação de que haverá um equilíbrio na oferta global de café em 2023/24, baseando-se na redução da demanda em países não produtores. O relatório destacou um cenário desanimador para as importações durante o segundo trimestre de 2023, com uma queda de 13,4% nas importações líquidas na União Europeia e no Reino Unido em comparação com o ano anterior.

Nos Estados Unidos, as importações de café tiveram uma redução de 9,6% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, marcando a maior queda registrada desde que o banco começou a compilar esses dados em 2008.

Além disso, o relatório também apontou a queda dos preços do café nos EUA, influenciada pela concorrência, pressões dos varejistas e preocupações relacionadas à confiança do consumidor. Este cenário complexo do mercado de café reflete a interação entre fatores de oferta e demanda, bem como tendências econômicas globais.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.