A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou a semana com forte valorização. O contrato dezembro, que assume a referência com a aproximação do período de notificação de entregas de setembro, superou a marca de US$ 3 por libra-peso, maior patamar desde 25 de junho. Já o contrato setembro bateu no teto de 309,95 centavos no dia.
A alta foi sustentada por fatores climáticos, com a chegada de uma massa de ar polar às regiões produtoras brasileiras neste fim de semana. Embora não haja previsão de geadas severas, a cautela predomina. Somam-se ao cenário o “tarifaço” imposto pelos EUA, a indefinição sobre eventual isenção para o café brasileiro e a queda nos estoques certificados em Nova York, que totalizam 743 mil sacas, 149 mil de origem brasileira.
Segundo o consultor Gil Barabach, da Safras & Mercado, a dinâmica foi intensificada pela rolagem de contratos e pelo vencimento das opções de setembro/25. No acumulado semanal, o contrato dezembro avançou 11,4%.