28/07/2023 às 10h09min - Atualizada em 28/07/2023 às 10h09min

Ministro apresenta propostas brasileiras de sustentabilidade, a investidores japoneses

Em viagem ao Japão, Fávaro também investimentos na recuperação de pastagens de baixa produtividade

- Da Redação, com Mapa
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, propôs investimentos japoneses para projetos de sustentabilidade na agropecuária brasileira. Em reuniões com representantes de grandes empresas japonesas, foram apresentadas as oportunidades no setor que contribuem para a redução das emissões de carbono e garantem a segurança alimentar global. 

Outro objetivo da ida do ministro é levantar o bloqueio daquele país a compra de carne de frango de Santa Catarina, após o registro de um caso de gripe aviaria em uma ave se subsistência. 

Uma das propostas destacadas está relacionada à energia renovável, com foco na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar e do milho. Na reunião, o ministro enfatizou o histórico do Brasil na produção de etanol e sua importância para uma energia mais limpa e renovável, alinhada ao compromisso de reduzir a queima de carvão. Empresas como a Toyota e a Sumitomo demonstraram interesse na parceria com o Brasil para o desenvolvimento e uso de tecnologias de combustíveis sustentáveis.

Além disso, foram discutidas possibilidades de investimentos na recuperação de pastagens de baixa produtividade no Brasil, visando ao aprimoramento do solo e ao aumento da produção de alimentos, com sequestro de carbono. A importância do comércio diversificado entre Brasil e Japão também foi abordada, enfatizando o papel das ações de sustentabilidade brasileiras na redução global das emissões de carbono.

Durante o seminário empresarial "Oportunidades e Parcerias para a Indústria de Proteína Animal", o ministro apresentou as tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para avanços sustentáveis no agronegócio. A cooperação técnica e comercial entre Brasil e Japão foi ressaltada como fundamental para a adoção de tecnologias e ciência aplicada no campo, tornando a agropecuária mais precisa, produtiva e sustentável.

A missão continua com reuniões com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e os ministros de Agricultura, Florestas e Pesca, e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. A comitiva do Ministério da Agricultura seguirá para a Arábia Saudita em busca de novas parcerias e oportunidades para fortalecer a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.