10/07/2023 às 09h25min - Atualizada em 10/07/2023 às 09h25min
Índice Global de Preço de Carnes permanece estável em junho, informa a FAO
Aumento nos preços das carnes de aves e suína foi compensado pela queda nos preços de bovinos e ovinos
- Da Redação, com CarneTec
(Foto: Divulgação) O índice global de preços de carnes, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), manteve-se estável em junho, em comparação com maio, registrando 117,9 pontos.
De acordo com comunicado emitido pela FAO na sexta-feira (07), o aumento nos preços internacionais de carnes de aves e suína foi compensado pela queda nos preços de carnes bovina e ovina. Em junho, o índice ficou 6,4% abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior.
A demanda crescente no leste da Ásia por carne de aves importada, principalmente do Brasil, impulsionou o aumento nos preços internacionais. Esse cenário ocorre em meio a surtos de influenza aviária em vários países. No entanto, o Brasil é considerado livre da doença, pois nenhum caso foi identificado em aves do setor produtivo.
Os preços da carne suína também subiram no mês passado devido à oferta restrita em grandes regiões produtoras, especialmente na União Europeia. Por outro lado, os preços internacionais da carne bovina tiveram uma leve queda, refletindo um aumento na oferta para exportações, especialmente por parte da Austrália.
Por fim, os preços da carne ovina também apresentaram redução, em um contexto de aumento na oferta da Oceania.