As exportações brasileiras de carne bovina devem crescer 12% em 2022, comparado a 2021, estima o Rabobank, instituição financeira especializada em agronegócio. A comparação do banco está em seu relatório divulgado nesta quinta-feira (25), informa o site CarneTec.
O relatório afirma que a demanda externa pela carne brasileira neste segundo semestre será maior do que a oferta. O banco também acredita que o consumo interno vai crescer no final do ano por conta do Auxílio Brasil de R$600 para 20 milhões de pessoas, das eleições presidenciais e da Copa do Mundo de futebol, para encerrar o ano.
O documento diz que “juntos, esses eventos deverão sustentar preços da carne e do gado vivo”. No entanto, a demanda internacional deve elevar ainda mais os preços no mercado interno.
Um momento especial na China, por exemplo, é a comemoração da Semana Dourada no mês de outubro e o Ano Novo no início de 2023. Por esse motivo, importadores fazem estoque.
Nos primeiros sete meses de 2022 as exportações brasileiras de carne bovina cresceram 33%. O Brasil passa a ter 52% das exportações globais de carne bovina, diz o relatório.
Da Redação