Na coluna Mais Arrobas desta quarta (20), o engenheiro agrônomo João Menezes, fala sobre o início da época de calagem na pastagem (etapa de preparo do solo para cultivo agrícola com aplicação de calcário para elevar teores de cálcio e magnésio e ter um desenvolvimento satisfatório das culturas).
João fala que a amostragem é importante e deve ser uma representação da área a ser analisada diz que “O ideal é que se colete acima de 20 pontos de sub amostra por área a ser analisada”. Menezes ainda recorda que o tipo de calcário deve ser escolhido a partir dos resultados obtidos com a análise.
É importante que a análise seja feita nessa época do ano para garantir tempo e umidade suficientes até a época das chuvas, onde o calcário, de fato, faz efeito. João também explica o tipo de calcário a ser utilizado em cada pastagem.
João diz que a quantidade a ser aplicada depende da produtividade esperada. Por exemplo, em situação de pecuária extensiva, com níveis de menor expectativa de produtividade, pode trabalhar com calagem e fosfatos reativos naturais (importados), mas em áreas com maior expectativa de produtividade, produtos nitrogenados, potássicos e fosfatados mais solúveis, são mais indicados.
João conclui dizendo que, em pastagens mais bem adubadas são mais produtivas, porém, devem ser tratadas com o mesmo cuidado de uma cultura, aplicando produto adequado, na dose indicada, na época certa e no local correto.
Clique aqui e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!