Nesta quarta-feira, João Menezes nos fala em sua coluna +Arrobas sobre o manejo de pastagem na época da seca. João nos conta que a época da seca é o momento para manejar as pastagens que foram reservadas para esta época do ano e é importante ajustar a oferta de alimento e a taxa de lotação para os pastos não ficarem degradados e nem precisarem de reforma.
Menezes diz que o momento para se preparar para esta época do ano é o verão, onde pode se contar com as chuvas e, para agora, basta administrar a falta de alimento. Para quem não se preparou, o período será prejudicial para os animais e as pastagens e ressalta a importância de um bom planejamento por parte dos produtores para melhores resultados.
Para aquele produtor que não se planejou para esse ano, João dá a dica do uso do pastejo diferido, que envolve a vedação de pastagens isolando áreas ou trabalhando com menores taxas de lotação, para que sobre forragem nesta época, vedando de maneira escalonada, sendo uma área vedada em fevereiro, outra em março e outra em abril. Lembra que a qualidade da forragem cai, mas é uma forragem garantida para os animais na seca.
Menezes recorda, também, que o manejo não é determinante para o aproveitamento nessa época do ano, mas que é importante para a preservação das pastagens. Nessa época do ano, segundo Menezes, o erro comum no manejo é o consumo da pastagem abaixo da altura ideal e sem respeitar o período de descanso, o que dá início à degradação dos pastos.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e leia a coluna completa!