A previsão é de chuva forte no Rio Grande do Sul e, ao se intensificar, chega à fronteira Oeste chegando a todo o estado, tomando Santa Catarina e chegando ao Oeste paranaense. A previsão é do Canal do Boi.
Mas nos últimos dias de novembro início de dezembro o tempo volta a ficar seco, com chuvas irregulares e baixa umidade do solo.
A previsão também aponta chuva em áreas do Sudeste. Centro-Oeste e em quase todo o Centro-Norte. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul teremos pancadas de chuvas eventuais.
Em dezembro, a região que deve receber chuva significativa, é a região Central do Brasil. As chuvas serão significativas. Podem atingir as regiões da Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso, chegando a partes da região Norte.
Essas chuvas devem ser volumosas e ficar entre 40mm e 60mm em Goiás e Espírito Santo, ainda no começo de dezembro. As chuvas serão menos intensas no Mato Grosso do Sul.
Na região Sudeste, os estados de Minas e Espírito Santo serão os mais beneficiados e terão as maiores chuvas.
Portanto, as regiões Sudeste, Centro-Oeste de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo, terão os maiores volumes de chuvas no começo de dezembro.
Até mesmo uma região que sofre com a crise hídrica, como o Matopiba, vai receber muita chuva. A previsão é de até 80 mm. Matopiba compreende Maranhão, Tocantins Piauí e Bahia.
Da Redação.