Brasil e México firmam marco legal para cooperação agropecuária

Memorando prevê ações conjuntas em pesquisa, sanidade, financiamento e comércio agrícola

- Da Redação, com MAPA
28/08/2025 09h38 - Atualizado há 5 horas

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou nesta quarta-feira (27) um Memorando de Entendimento com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Julio Antonio Berdegué Sacristán. A assinatura fez parte da agenda de uma missão oficial no México liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

O documento estabelece um marco legal para ampliar a cooperação agropecuária entre Brasil e México, envolvendo produção agrícola e pecuária, apoio técnico a pequenos e médios produtores, sanidade animal e vegetal, inovação tecnológica, financiamento e seguro rural.

O memorando também prevê a criação de um grupo de trabalho para identificar áreas de interesse comum, planejar ações e facilitar o comércio bilateral por meio de intercâmbio de informações, visitas técnicas e atividades conjuntas.

Avanços 

Na reunião, Fávaro destacou os resultados da abertura do mercado mexicano para carnes brasileiras. Em pouco menos de três anos, as exportações de carne bovina cresceram 250%, as de carne suína, 95%, e as de frango, 14%.

Já ministro da Agricultura mexicano, Julio Berdegué, assegurou que o México analisará em até dez dias eventuais casos de gripe aviária no Brasil, adotando protocolos de regionalização que evitem a suspensão total das exportações de aves.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e embaixadores também participaram do encontro, que ainda tratou da ampliação do comércio de pêssego mexicano e do atum brasileiro.


Notícias Relacionadas »