Brasil aplica sobretaxa a resinas plásticas dos EUA e do Canadá

Medida vale por seis meses e busca proteger indústria nacional; insumos de saúde terão imposto zerado

- Da Redação, com Agência Brasil
28/08/2025 09h46 - Atualizado há 4 horas

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) decidiu nesta quarta-feira (27) aplicar sobretaxa provisória, válida por seis meses, sobre a importação de resinas de polietileno dos Estados Unidos e do Canadá. Além disso, foram estabelecidas tarifas antidumping contra folhas de aço carbono da China e fibras de poliéster de China, Índia, Tailândia e Vietnã.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que as medidas seguem regras internacionais e visam proteger a indústria nacional de práticas de concorrência desleal, sem relação direta com as recentes tensões comerciais com os EUA.

O Gecex também restringiu a entrada de resíduos sólidos, como papel e vidro, e zerou tarifas para sete produtos, incluindo insumos da saúde e bens de capital, a fim de reduzir custos e estimular investimentos.

Outro ponto aprovado foi a revisão da Resolução nº 633/2024, do Plano Brasil Soberano, que altera regras do Fundo Garantidor de Exportações (FGCE). O plano busca compensar empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço imposto por Washington.

 


Notícias Relacionadas »