O Canal do Boi informa que a instabilidade climática desta terça-feira (19) vai provocar chuvas frequentes e intensas em parte do Sudeste. Elas devem cair no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Centro-Oeste de Minas Gerais. Apenas o interior do estado de São Paulo terá pouca ou nenhuma chuva. Nas demais, haverá revezamento entre pancadas intensas e períodos de sol.
O Mato Grosso, no Centro-Oeste quase não vai receber chuvas. Ela será isolada na região e pode ficar longe do estado. Ao contrário do que deve acontecer em Goiás, onde a previsão de chuvas fortes ao longo do dia, porém intercaladas com períodos de sol.
Segundo o Canal do Boi, no Sul do país o tempo fica firme, sem chuvas. Poucos pontos isolados dos 3 estados da região terão alguma chuva. Um exemplo é o litoral do Paraná. O dia será encoberto e com chuvas fracas.
No Norte do país o clima mantém a tipicidade regional. Chuvas fortes, a partir de nuvens muito carregadas, tempo muito quente e abafado. As chuvas intensas estão previstas no Amazonas, Roraima e Sudeste do Pará.
No Nordeste, embora a previsão seja de tempo seco e abafado desde as primeiras horas do dia, ao longo do período podem acontecer chuvas isoladas no Oeste da Bahia, Maranhão e Piaui. Estão previstas chuvas fortes na região entre os dias 24 e 28 deste mês. Elas vão se espalhar pelo Nordeste.
Previsão
As projeções mostram que ao longo da semana a instabilidade se mantém no Sudeste. Mas o Canal do Boi afirma que no Sul e no Centro-Oeste as precipitações diminuem. No Norte e Nordeste as chuvas serão frequentes, mais ou menos intensas.
A La Niña tem 90% de chance de interferir na primavera e no verão brasileiros diminuindo as chuvas nas regiões Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As previsões também indicam menos chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a partir de dezembro.
Da Redação.