Nova taxação de até 50% entra em vigor e afeta manga, uva e gengibre

suco de laranja e castanha ficam isentos da nova alíquota

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
07/08/2025 08h55 - Atualizado há 21 horas
Nova taxação de até 50% entra em vigor e afeta manga, uva e gengibre
Foto: reprodução

A partir desta quarta-feira (6), produtores brasileiros enfrentam um novo desafio nas exportações de frutas frescas para os Estados Unidos. Entra em vigor a tarifa adicional de 40% sobre frutas, que se soma aos 10% já em vigor desde abril, totalizando uma carga de até 50% sobre produtos-chave como manga, uva e gengibre.

Segundo análise do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a nova taxação deve impactar principalmente os produtores do Vale do São Francisco e do Espírito Santo. O suco de laranja e as castanhas-do-Brasil foram excluídos da nova tarifa, mantendo os 10% anteriores.

A reação no setor é de preocupação. As entidades frutícolas e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) buscam alternativas diplomáticas e comerciais. Uma das possibilidades é o fortalecimento de mercados como Europa, Oriente Médio e Ásia.

Manga

A manga, principal fruta brasileira exportada in natura para os EUA, está no centro da tensão. Com o início da safra, produtores se veem diante da incerteza sobre a viabilidade dos embarques. Por ser um produto altamente perecível e com poucos mercados alternativos em larga escala, o prejuízo pode ser significativo.

 

 


Notícias Relacionadas »