O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (24) que conversou com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, para tentar evitar a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente Donald Trump.
A conversa, que durou 50 minutos no último sábado (19), foi classificada como “importante e positiva”. Alckmin reforçou o interesse do Brasil em encontrar uma solução negociada, sem contaminação política ou ideológica.
“O presidente Lula orientou para que a negociação foque em resultados concretos e não em disputas políticas”, disse.
Durante visita à fábrica da Taurus, no Rio Grande do Sul, que exporta 90% da produção – sendo 87% para os EUA – Alckmin afirmou que o governo trabalha junto ao setor produtivo para reverter a decisão. Senadores brasileiros também foram mobilizados para reforçar a diplomacia com o setor privado e o governo norte-americano.
Alckmin anunciou ainda a criação de um comitê permanente para acompanhar as tratativas e prometeu pronunciamentos diários. O ministro também confirmou que o presidente Lula sancionará a Lei do Acredito Exportação na próxima segunda-feira (28), voltada ao estímulo de exportações por pequenas empresas.