Novas áreas de café devem equilibrar mercado em até três anos, diz OIC

Déficit global pode diminuir em 2026, mas tudo depende do clima em países como Brasil, Vietnã e Colômbia

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
04/07/2025 09h32 - Atualizado há 5 horas
Novas áreas de café devem equilibrar mercado em até três anos, diz OIC
Foto: reprodução

A diretora-executiva da OIC (Organização Internacional do Café), Vanúsia Nogueira, afirmou na quinta-feira (3) que a expansão e renovação das lavouras feitas nos últimos anos podem trazer alívio ao mercado global em até três anos. “As plantações iniciadas com o impulso dos preços altos devem começar a produzir e ajudar a equilibrar oferta e demanda até 2026, se o clima colaborar”, disse durante o Coffee Dinner & Summit, em Campinas.

As quebras provocadas por geadas no Brasil em 2021, seca no Vietnã e chuvas excessivas na Colômbia geraram déficits sucessivos, elevando os preços do arábica na ICE para picos históricos no início deste ano. Hoje, a commodity opera abaixo de US$ 3 por libra-peso, mas ainda em patamar remunerador para países como Brasil e Vietnã.
 

“O cobertor segue curto. Desde outubro de 2023, temos estoques sendo consumidos sem reposição à altura. Se não tivermos eventos climáticos extremos, o mercado pode voltar a se ajustar”, apontou Vanúsia. Ela lembrou que em alguns países o aumento dos preços não chega ao produtor, o que segue sendo desafio para a cadeia global.

 

 


Notícias Relacionadas »