Na coluna Mais Arrobas, do jornalista João Menezes, desta quarta (21), fala sobre a combinação do pastejo rotacionado com a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) potencializa os ganhos de produtividade na pecuária. A ILP oferece pastagens jovens, nutritivas e vigorosas, enquanto a rotação intensiva otimiza seu aproveitamento, preserva o solo e prolonga a vida útil do pasto.
Menezes também comenta que o manejo estratégico com cercas elétricas, controle da lotação e ajuste dos períodos de ocupação e descanso dos piquetes favorece o consumo eficiente da forragem e reduz a degradação. Para alcançar bons resultados, é essencial aplicar conhecimento técnico no manejo da pastagem e da suplementação, alinhando oferta e demanda dos animais.
Pastos bem manejados proporcionam maior ganho de peso, melhor aproveitamento de suplementos e uniformidade no consumo, aumentando o retorno econômico. Segundo estudos, a conversão de uma pastagem degradada para ILP com pastejo rotacionado pode multiplicar a produção de carne em até sete vezes.
Confira a coluna Mais Arrobas.
Boa leitura !