Receita com exportações de suínos em abril é a 2ª maior da história, aponta Cepea

Embarques de carne suína in natura e processada somaram 127,8 mil toneladas no mês, movimentando R$ 1,73 bilhão

- Da Redação, com Cepea
15/05/2025 09h05 - Atualizado há 1 dia
Receita com exportações de suínos em abril é a 2ª maior da história, aponta Cepea
Foto Divulgação / Gov.br

As exportações brasileiras de carne suína registraram em abril de 2025 um desempenho expressivo, consolidando-se como o segundo melhor resultado em receita da série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), iniciada em 1997. Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os embarques de carne suína in natura e processada somaram 127,8 mil toneladas no mês, movimentando R$ 1,73 bilhão. Esse valor representa um avanço de 9,3% em relação a março e um salto de 40% na comparação com abril do ano passado.

O volume exportado em abril deste ano também foi recorde para o mês e o terceiro maior já registrado na série histórica da Secex. Em termos comparativos, houve um aumento de 11,4% frente a março e de 14,5% em relação ao mesmo período de 2024, evidenciando a crescente demanda internacional pelos produtos suinícolas brasileiros e a competitividade do setor no mercado global.

No mercado interno, os levantamentos do Cepea indicam um equilíbrio entre oferta e demanda na maioria das regiões monitoradas. Apesar de a procura por carne suína se manter firme, os agentes do setor esperavam uma movimentação mais aquecida, especialmente por se tratar do início do mês, período em que tradicionalmente se observa maior consumo. Com esse cenário de estabilidade, os preços do suíno vivo e da carne permanecem praticamente inalterados.


Notícias Relacionadas »