O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de atenção para chuvas intensas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul. As condições de instabilidade, que já vêm sendo registradas desde a semana passada, devem continuar ao longo dos próximos dias, com previsão de volumes expressivos e risco de temporais.
Na Bahia, a combinação do transporte de umidade do oceano com a atuação de um cavado no litoral favorece a ocorrência de chuvas fortes até, pelo menos, quinta-feira (8). Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de precipitação foram registrados em Salvador (61,6 mm) e Cruz das Almas (51,6 mm). Para esta terça-feira (6), foi renovado o aviso laranja para o litoral nordeste do estado, incluindo o Recôncavo Baiano e a capital, com previsão de até 100 mm de chuva e ventos que podem atingir 100 km/h.
Além dessas áreas, o aviso de instabilidade se estende com menor grau de severidade para outras regiões da Bahia, partes de Sergipe e o leste de Alagoas, entre os dias 6 e 7 de maio.
No Rio Grande do Sul, o alerta se concentra nas regiões da Campanha, Missões e em municípios que fazem fronteira com o Uruguai. Para esta terça-feira (6), o Inmet emitiu um aviso amarelo, indicando possibilidade de chuvas entre 30 mm e 50 mm. A situação pode se agravar nos próximos dias com o avanço de uma frente fria, somada à presença de ar quente e úmido e ao padrão de ventos em altitude.
O cenário deve se intensificar já na quarta-feira (7), com a emissão de um novo aviso laranja para tempestades, podendo causar precipitações de até 100 mm, ventos entre 40 km/h e 100 km/h e risco de granizo. As condições de tempo severo devem persistir entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9), com previsão de chuvas volumosas em diversas áreas do estado gaúcho.