Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto percentual em reunião nesta quarta-feira

Instituições financeiras preveem que essa será a última alta antes de uma pausa no ciclo de aumento da taxa básica de juros

- Da Redação, com Agência Brasil
07/05/2025 09h43 - Atualizado há 16 horas
Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto percentual em reunião nesta quarta-feira
Foto: Divulgação / Gov.br

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve anunciar nesta quarta-feira (7) uma elevação de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, passando de 14,25% para 14,75% ao ano. Se confirmada, essa será a sexta alta consecutiva da Selic, e a expectativa é de que seja a última antes de uma pausa no ciclo de aperto monetário, em meio à desaceleração econômica global.

De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal realizada com analistas de mercado, o aumento de 0,5 ponto percentual está em linha com as previsões do mercado. O Copom já havia sinalizado uma elevação em "menor magnitude" após três aumentos seguidos de 1 ponto percentual, e a atual decisão deve refletir a continuidade da pressão inflacionária, especialmente nos preços de alimentos e energia.

Apesar de a economia brasileira continuar aquecida, o cenário internacional e a proximidade da colheita de novas safras no Brasil têm influenciado as expectativas. O Copom também observa a possibilidade de desaceleração da economia, embora a inflação no curto prazo permaneça desafiadora, com uma estimativa de 5,53% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025.


Notícias Relacionadas »