Brasil mira investimentos no agro e leva tecnologia à Angola em nova missão internacional

Comitiva liderada pelo ministro Carlos Fávaro busca parcerias no setor agrícola

- Da Redação, com Canal Rural
06/05/2025 10h14 - Atualizado há 8 horas
Brasil mira investimentos no agro e leva tecnologia à Angola em nova missão internacional
Foto: Divulgação / Mapa

Em mais um passo para fortalecer a presença do Brasil no continente africano, uma comitiva liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, está em missão oficial em Angola para prospectar investimentos no setor agropecuário e avançar na transferência de tecnologia. O grupo, composto por cerca de 30 empresários e produtores rurais brasileiros, iniciou as atividades nesta semana com visitas a áreas estratégicas no país africano.

“Estamos aqui na segunda visita a Angola em cinco meses buscando reverter o tempo perdido. O Brasil pode e quer ajudar Angola a desenvolver sua agropecuária, como fez consigo mesmo através da Embrapa e da pesquisa científica”, afirmou o ministro Fávaro, destacando as semelhanças entre os dois países em clima, solo e desafios da agricultura tropical.

A missão começou pela capital Luanda, onde os brasileiros visitaram o porto que movimenta 80% das exportações e importações de Angola. No local, o grupo conheceu o moinho de trigo de um dos principais conglomerados agroindustriais do país, interessado em expandir a produção de trigo, feijão e arroz com apoio técnico e comercial brasileiro.

Nos próximos dias, a comitiva visita as províncias de Malanje e Cuenza Norte, onde há áreas com potencial para investimentos agrícolas. Além de avaliar oportunidades produtivas, o grupo está analisando aspectos logísticos e estruturais, como disponibilidade de crédito, condições de estradas e armazéns.

“Nós estamos conhecendo as áreas produtivas, infraestrutura e o que pode ser feito. Existe agricultura aqui, sim, mas queremos entender melhor e ver onde podemos somar”, relatou o produtor Carlos Simon, de Lucas do Rio Verde (MT), que integra a missão.

Para além dos negócios, um dos marcos desta missão é o anúncio da futura presença da Embrapa em Angola. Segundo Fávaro, os entraves burocráticos já foram superados e pesquisadores brasileiros estarão no país nos próximos meses, com o objetivo de transferir conhecimento e apoiar o desenvolvimento da agropecuária local.

“Angola vive um momento de transformação e aposta na diversificação econômica, com a agricultura como pilar. A parceria com o Brasil é fundamental nesse processo”, afirmou o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária de Angola, Castro Paulino Camarada.


Notícias Relacionadas »