Tecnologia inédita para monitoramento imunológico na avicultura

100% nacional, ferramenta visa promover saúde preventiva e sustentável no campo

André Luiz Casagrande
25/04/2025 09h11 - Atualizado há 20 horas
Tecnologia inédita para monitoramento imunológico na avicultura
Foto: Reprodução

Desenvolvida no Brasil, uma tecnologia inédita promete transformar o monitoramento da saúde imunológica das aves nas granjas. Solução 100% nacional, o Z-Immuno Tracking (ZIT) avalia de forma integrada cinco pilares essenciais: ambiente, condição dos animais, lesões em órgãos, presença de vírus e desempenho zootécnico.

“Além disso, é a primeira ferramenta com abordagem integrada para monitorar a imunocompetência de aves, analisando uma gama de doenças que atingem as granjas. Dessa forma, oferece um olhar completo do produtor para a sua produção”, complementa o .gerente de produto de aves na Zoetis Brasil, Gleidson Salles.

Entre as doenças monitoradas, destaca-se a Doença de Gumboro, que compromete diretamente o sistema imunológico ao atacar a bolsa de Fabricius  - órgão vital para a produção de anticorpos nas aves. A solução também contribui no monitoramento de enfermidades como bronquite infecciosa, doença de Newcastle, laringotraqueíte infecciosa e síndrome da queda de postura, por meio da leitura de sinais clínicos, alterações sorológicas e lesões específicas.

Como funciona a ferramenta

Conforme explica o executivo, o primeiro passo é a coleta de informações diretamente nas granjas, realizadas por profissionais como veterinários e zootecnistas. Neste momento, são avaliados cinco pilares essenciais: o ambiente (temperatura, ventilação, densidade, qualidade da cama), a condição geral das aves (comportamento, uniformidade, taxa de mortalidade), possíveis lesões em órgãos, a presença de vírus (identificada por exames laboratoriais), e o desempenho zootécnico (ganho de peso, conversão alimentar, produtividade).

“A partir desses dados, o sistema do ZIT processa as informações e gera um indicador de imunocompetência, que varia de 0 a 100. Esse índice oferece uma leitura clara e objetiva da resposta imunológica das aves. Um valor mais alto indica que o lote está com boa imunidade e que os fatores ambientais, vacinais e sanitários estão adequados”, explica Salles.

Segundo ele, uma das grandes vantagens do ZIT é que ele apresenta os dados de forma visual e intuitiva, com gráficos que mostram a evolução da imunidade dos animais ao longo do tempo. Isso permite aos produtores, veterinários e nutricionistas entenderem rapidamente o cenário e tomarem decisões mais rápidas e certeiras. “Com essa visão clara, é possível antecipar riscos sanitários, revisar estratégias e evitar perdas produtivas ou o uso excessivo de medicamentos”, complementa.

Gestão das atividades no campo

De acordo com o profissional, ao fazer uso dessa tecnologia, o produtor é capaz de manter uma avicultura mais eficiente e sustentável, levando sempre em consideração a sanidade das aves em primeiro lugar.

“A ferramenta auxilia ainda no planejamento/gestão que o produtor tem em relação ao seu negócio, sabendo quais pontos ele precisa se precaver para as próximas etapas de processo do ciclo das aves, bem como observar os índices de melhoria ou piora no quadro da saúde de seus animais, que impacta diretamente no resultado de seus negócios”, detalha Salles.

Na avaliação do especialista, a adoção de tecnologias como o ZIT fortalece toda a cadeia produtiva ao permitir um monitoramento preciso da saúde imunológica das aves.

“É uma tecnologia que permite ao produtor atuar de forma preventiva e sustentável, garantindo um olhar completo para a granja, especialmente em um cenário que exige cada vez mais eficiência, sustentabilidade, segurança alimentar e cuidados contra doenças”, finaliza.


Notícias Relacionadas »