Exportações de café robusta devem reagir com início da colheita

Cepea projeta recuperação no segundo semestre com avanço da safra no Espírito Santo

- Da Redação, com Canal Rural
17/04/2025 10h12 - Atualizado há 2 dias
Exportações de café robusta devem reagir com início da colheita
Foto: Divulgação / Mapa

As exportações brasileiras de café robusta verde registraram forte retração em março, mas a tendência é de recuperação nos próximos meses. Segundo análise do Cepea com base em dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou apenas 138,6 mil sacas da variedade no último mês, o que representa uma queda de 40% em relação a fevereiro. A comparação com março de 2024 evidencia um recuo ainda mais expressivo: naquele período, foram exportadas 862,6 mil sacas.

O Cepea aponta que a baixa disponibilidade interna do grão é a principal razão para a queda nas exportações, um movimento observado desde dezembro de 2024. Com os estoques mais apertados, a capacidade de atendimento ao mercado externo ficou limitada, impactando diretamente o volume escoado.

No entanto, o cenário pode mudar em breve. A colheita do robusta está prestes a começar no Espírito Santo, principal estado produtor do país, com expectativa de ganhar ritmo ao longo de maio. Com isso, a oferta tende a aumentar e, junto com ela, os embarques para o exterior devem se intensificar no segundo semestre.

A projeção do Cepea é de que o avanço da safra contribua para a retomada dos níveis históricos de exportação, reforçando o papel do Brasil como líder global no mercado de café robusta.


Notícias Relacionadas »