Casa Branca afirma que 'bola está com a China' para avanços nas negociações comerciais

Trump está aberto a acordo, mas insiste que Pequim deve dar o primeiro passo nas tratativas comerciais

- Da Redação, com MoneyTimes
16/04/2025 09h57 - Atualizado há 2 dias
Casa Branca afirma que bola está com a China para avanços nas negociações comerciais
Foto: Freepik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua disposição para fazer um acordo comercial com a China, mas deixou claro que, para isso, Pequim deve tomar a iniciativa. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (15), a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, reiterou as palavras do presidente, dizendo que "a bola está com a China".

“A China precisa fazer um acordo conosco, nós não precisamos fazer um acordo com eles”, afirmou Leavitt, citando uma conversa direta com Trump realizada no Salão Oval. Ela também mencionou que o presidente considera que "a China quer o que nós temos… o consumidor norte-americano, ou, em outras palavras, eles precisam do nosso dinheiro".

O impasse comercial entre os dois países se intensificou na última sexta-feira, quando a China aumentou suas tarifas sobre importações de produtos norte-americanos para 125%, como forma de retaliação a medidas semelhantes tomadas pelos EUA, que elevaram as tarifas para 145% sobre produtos chineses. Enquanto o governo Trump tem buscado uma abordagem mais agressiva na guerra comercial, a China ainda não indicou interesse em retomar as negociações de forma construtiva.

Trump, que já demonstrou publicamente sua admiração pelo presidente chinês Xi Jinping, permanece firme em sua posição, dizendo que está "aberto a um acordo", mas reforçando que a responsabilidade de avançar nas conversações está com Pequim.


Notícias Relacionadas »