Brasil está mais preparado que vizinhos para enfrentar tarifaço de Trump, diz Haddad

Reservas cambiais e supersafra foram destacados como diferenciais diante da nova onda de protecionismo dos EUA

- Da Redação, com Canal Rural
09/04/2025 09h21 - Atualizado há 5 dias
Brasil está mais preparado que vizinhos para enfrentar tarifaço de Trump, diz Haddad
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (8), durante participação no 11º Brazil Investment Forum, em São Paulo, que o Brasil está em uma posição mais favorável do que outros países latino-americanos para enfrentar as tarifas impostas recentemente pelos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump.

“Temos reservas cambiais, um saldo comercial robusto, uma supersafra e, apesar da taxa de juros alta, estamos crescendo. Esses graus de liberdade que temos não são comuns na América Latina, nem mesmo no México”, destacou o ministro.

Haddad alertou, no entanto, que o chamado “tarifaço” norte-americano — que impõe sobretaxas de até 104% sobre produtos estrangeiros — deve provocar um desarranjo global. Para ele, esse “solavanco” gerado por Trump trará incertezas, mas também pode abrir espaço para produtos brasileiros se tornarem mais competitivos no mercado americano.

Ainda assim, o ministro defende que o Brasil mantenha sua tradicional prudência diplomática. “Não é hora de anunciar medidas precipitadas. O país deve seguir mediando com cautela sua posição frente a parceiros que têm comprado cada vez mais do Brasil”, concluiu.


Notícias Relacionadas »