Exportações de café alcançam recorde, mas devem enfraquecer nos próximos meses

Exportações acumulam 33,45 milhões de sacas e podem enfrentar desafios com a entressafra

- Da Redação, com Cepea
19/03/2025 09h34 - Atualizado há 1 semana
Exportações de café alcançam recorde, mas devem enfraquecer nos próximos meses
Foto: Reprodução

As exportações brasileiras de café, apesar de uma queda em fevereiro, alcançaram a marca de 33,45 milhões de sacas na parcial da safra 2024/25, que abrange o período de julho de 2024 a fevereiro de 2025. Esse volume representa um recorde histórico para esse intervalo, conforme dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O Cepea, centro de pesquisas agrícola, destaca que o ano de 2024/25 tem sido marcado por embarques elevados, um movimento impulsionado, em parte, pela antecipação das exportações devido à legislação da União Europeia sobre a importação de produtos livres de desmatamento. Essa regulamentação, que inicialmente entraria em vigor em 2025, fez com que muitos embarques fossem realizados antes do anúncio do adiamento da sua implementação.

Pesquisadores do Cepea ressaltam que, caso a legislação tivesse sido efetivada no prazo estipulado, as exportações brasileiras poderiam ser limitadas, já que os embarques de café precisariam atender a critérios rigorosos relacionados ao desmatamento.

Para os próximos meses, no entanto, as exportações devem enfraquecer, uma vez que a quantidade de grãos da safra 2024/25 disponível para negociação é baixa, e o setor entra em um período de entressafra, que historicamente resulta em menor volume de embarques.


Notícias Relacionadas »