Alcolumbre e Motta são eleitos para comando do Senado e da Câmara com apoio ampliado

Congresso mantém tendência de fortalecimento do Legislativo e ampliação do controle sobre o Orçamento

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
03/02/2025 09h31 - Atualizado há 2 dias
Alcolumbre e Motta são eleitos para comando do Senado e da Câmara com apoio ampliado
Foto: Divulgação / Agência Senado

O Congresso Nacional confirmou, neste sábado (1), as expectativas e elegeu o senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para o comando da Câmara dos Deputados. A escolha dos dois parlamentares contou com apoio tanto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto da oposição, liderada pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Alcolumbre foi eleito com 73 votos, superando com folga os concorrentes, que obtiveram apenas quatro votos cada. Já Motta garantiu sua vitória com 444 votos, respaldado por um bloco parlamentar que reuniu 17 dos 20 partidos da Câmara. Ambos assumem sob o compromisso de fortalecer a autonomia do Congresso e manter o controle sobre a execução do Orçamento, tendência iniciada por seus antecessores.

Apesar do alinhamento com o governo Lula em diversas pautas, a expectativa é que os novos presidentes da Câmara e do Senado negociem apoio a projetos estratégicos em troca de cargos e influência dentro da administração federal. Na próxima semana, devem se reunir com o presidente para discutir a agenda legislativa prioritária.

O Congresso, que já controla quase um quarto dos recursos disponíveis para investimentos por meio das emendas parlamentares, deve continuar pressionando o Executivo por mais espaço na definição do Orçamento. Essa disputa também envolve o Judiciário, que busca impor maior transparência às emendas, gerando atritos com deputados e senadores.


Notícias Relacionadas »