27/12/2024 às 11h32min - Atualizada em 27/12/2024 às 11h32min

Pecuaristas da Bahia têm até 17 de janeiro para atualizar cadastro de rebanho

Estado busca reconhecimento internacional como livre de febre aftosa sem vacinação para acessar novos mercados para carne bovina

- Da Redação, com Canal Rural

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) prorrogou até o dia 17 de janeiro o prazo para que os pecuaristas do estado realizem a atualização cadastral de seus rebanhos. A declaração é obrigatória e, caso não seja feita, a propriedade será bloqueada, impedindo o trânsito de animais.

 

Até a metade de dezembro, cerca de 70% dos criadores de bovinos na Bahia já haviam cumprido a exigência, que substitui a vacinação contra a febre aftosa e reforça a vigilância nas propriedades, com foco na prevenção de doenças. A medida faz parte da estratégia do estado, que é reconhecido nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação e busca o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Com esse status, a Bahia poderá acessar mercados internacionais mais valorizados para a carne bovina.

 

De acordo com o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a prorrogação de 30 dias foi necessária devido ao fato de ser a primeira atualização cadastral desde a última campanha de vacinação, em abril. A medida visa garantir que todos os pecuaristas estejam regularizados para atender às exigências do novo sistema de vigilância e garantir a continuidade do processo de reconhecimento internacional do estado.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.