O último fim de semana de 2024 será marcado por muita chuva em várias partes do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) trará dias nublados e precipitações intensas, especialmente na região Sudeste, com potencial de causar impactos significativos.
A ZCAS começa a atuar já na noite desta quinta-feira (26), afetando áreas que vão do sudoeste da Amazônia, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste, até o Oceano Atlântico. Segundo Maitê Coutinho, meteorologista do Inmet, "a ZCAS promove dias seguidos de chuva persistente, que podem causar alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis".
Chuva no Sudeste
No Sudeste, o destaque é para São Paulo, onde o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) alerta para riscos de alagamentos e escorregamentos devido ao solo já encharcado. A capital paulista deve registrar temperaturas entre 20°C e 24°C na sexta-feira (27), com previsão de chuvas intensas desde a madrugada. No sábado (28), o sistema frontal se afasta para Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas ainda há chance de pancadas isoladas, com temperaturas variando entre 20°C e 26°C.
A Defesa Civil de São Paulo reforçou o alerta para acumulados elevados de chuva, especialmente no Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, Região Metropolitana, Campinas, Sorocaba e Bauru. Gabinetes de crise foram reativados para ações emergenciais.
Outras regiões
Na Região Norte, pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem predominar. No Nordeste, as precipitações se concentrarão nos litorais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, enquanto o interior permanecerá quente e seco.
No Sul, áreas de instabilidade devem causar chuvas isoladas no Paraná e no extremo sul do Rio Grande do Sul até sexta-feira (27). A partir de sábado, o tempo firma no interior, mas a chuva persiste em áreas costeiras, diminuindo gradativamente até domingo.