13/12/2024 às 08h50min - Atualizada em 13/12/2024 às 08h50min

Sucesso na estação de monta depende de atenção ao escore corporal das vacas

Cuidados com manejo e suplementação são determinantes para a eficiência reprodutiva do rebanho

André Luiz Casagrande
Foto: Reprodução
Época ideal para os pecuaristas iniciarem a estação de monta, o período das águas é uma fase importante do calendário reprodutivo do rebanho. Porém, para o sucesso da reprodução, é importante que as vacas estejam com um bom escore corporal, que deve ser conseguido com o cuidado constante dos animais.
 
“Normalmente, o período reprodutivo é realizado durante o período de chuvas, pois corresponde ao período do ano quando as pastagens se encontram com melhor valor nutricional e alta disponibilidade”, explica o diretor técnico industrial da Connan, Bruno Marson.
 
Segundo o especialista, a base da nutrição na pecuária de corte é a pastagem, e animais bem nutridos, com escore de condição corporal adequado, apresentam melhores índices reprodutivos e econômicos.
 
Ele ressalta ainda que para uma boa estação de monta é fundamental o manejo correto das pastagens para garantir a nutrição dos animais no período, o uso de um bom suplemento mineral, preferencialmente aditivado, e a condição corporal das fêmeas.
 
“As vacas devem apresentar escore de condição corporal adequado, entre 3 e 3,5 (escala de 1 a 5). Isso significa que a vaca possui reservas energéticas adequadas para manter uma gestação viável e produzir um bezerro saudável. Além disso, possuir uma mão de obra treinada é fundamental, especialmente para o manejo reprodutivo realizado com tecnologias como a inseminação artificial”, argumenta.
 
Já em relação à preparação dos touros para este período, o especialista informa que o ideal é que o reprodutor passe por um exame andrológico antes da estação de monta, para ver se seu sêmen está sendo produzido e se é de boa qualidade. O exame deve ser realizado em tempo hábil para aquisição de novos animais, se necessário. Recomenda-se que, 60 dias antes da estação de monta, todos os reprodutores passem por essa avaliação, conduzida por médico-veterinário experiente.
 
“Como em geral um touro é usado para fertilizar entre 25 e 30 vacas, ele acaba perdendo peso, por isso, precisa começar a estação com uma boa condição corporal também, ou seja, o animal precisa ser cuidado ao longo do ano inteiro”, alerta. “Na época da seca ele também precisa de suplementação. Se ele estiver malnutrido, o sêmen vai ser de baixa qualidade. Além disso, o número de espermatozoides viáveis em cada monta será menor”, complementa.
 
Como otimizar o escore corporal dos animais para este período
Conforme observa Marson, o escore de condição corporal está diretamente associado ao resultado final da prenhez durante a estação de monta. Vacas que iniciam a estação abaixo do escore ideal devem ser suplementadas para recuperar o peso.
 
Para animais que precisam ganhar de 0,5 a 1 ponto de escore, o suplemento mineral aditivado é uma boa alternativa, pois há o incremento de energia na dieta através da modificação da fermentação ruminal. “Outra vantagem desta alternativa é a utilização da mesma estrutura de cocho e manejo de salga do mineral comum”, orienta.
 
Em complemento, para vacas que precisam ganhar mais de um ponto de escore corporal, o especialista acrescenta que o recomendando é fazer a separação do rebanho e o fornecimento de suplementos proteicos ou proteico-energéticos.
 
Por fim, o especialista destaca a importância da gestão e da calendarização das atividades na fazenda. “Essas práticas geram inúmeras vantagens: favorecem a mensuração e controle dos índices zootécnicos e econômicos, permitem melhor manejo sanitário do rebanho, concentram manejos em determinados meses do ano, permitem melhorar o planejamento nutricional na fazenda, além de maior rentabilidade para o negócio”, conclui Marson.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.