27/11/2024 às 11h06min - Atualizada em 27/11/2024 às 11h06min

Pecuaristas têm até 30 de novembro para atualizar cadastro de rebanho em MS

Medida é obrigatória e visa garantir área livre de febre aftosa sem vacinação

- Da Redação, com Canal do Boi
Foto: Reprodução
Os pecuaristas do Mato Grosso do Sul têm até o próximo sábado, 30 de novembro, para atualizar o cadastro de seus rebanhos junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A atualização é obrigatória para criadores de animais de produção de todas as espécies e faz parte das ações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para consolidar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação.
 
A Iagro alerta que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) ficará suspensa para produtores que não realizarem a declaração, com exceção da movimentação de animais destinados ao abate. Segundo o presidente da agência, Daniel Ingold, a atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade e o status sanitário do rebanho estadual.
 
Como funciona a atualização
Realizada em duas campanhas anuais, nos meses de maio e novembro, a atualização inclui bovinos, bubalinos, suínos, equinos, aves e outros animais de produção. O processo pode ser esclarecido pelo telefone 0800-647-6713.
 
Além disso, notificações de suspeita ou ocorrência de doenças em animais devem ser informadas ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), com canais disponíveis para contato presencial, telefone, e-mail e WhatsApp.
 
A Iagro reforça que o cumprimento do prazo é indispensável e que não haverá prorrogação, destacando a importância da colaboração dos produtores para evitar prejuízos sanitários e econômicos no setor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.